Tipos de Madeira

Madeira GARAPEIRA

Essa madeira apresenta tonalidade clara e alta durabilidade conhecida por sua coloração que varia entre bege e castanho-amarelado, a madeira Garapeira apresenta boa resistência à fungos apodrecedores, entretanto é uma ótima opção de madeira pois possuí alta resistência ao cupim e pragas.


Possui uma superfície lustrosa e lisa, sem odor e com densidade e textura médias. Madeira de cerne variando do bege-amarelado ou amarelo levemente rosado, até o róseo-acastanhado, uniforme. Na construção civil, a madeira garapeira, é utilizada como vigas, caibros, ripas, tábuas, Decks, assoalhos e tacos, batentes de porta e também em barris de cerveja e cabos de ferramentas, além de construções navais, como estruturas. Em alguns casos pode ser utilizada em portas. Venha conhecê-lo na Madeireira Vitória.

Madeira YPÊ

O Ypê é considerado uma das madeiras mais nobre do mundo, é usada em projetos que exigem alta resistência e durabilidade. Esse é o material é a madeira mais resistente do Brasil para construção de Decks, em ambientes externos e até mesmo em pequenos detalhes decorativos. Pontes, esquadrias, pisos, escadas, móveis, peças, instrumentos musicais, etc.


Compre Ypê na melhor madeireira de SP. O Ypê é a melhor madeira que existe e temos o melhor preço do Brasil.

Madeira CUMARU

Além de suas vantagens estéticas, a Madeira Cumaru também é considerada uma das mais duras, pesadas e resistentes aos ataques de fungos e cupins. Por ser impermeável, pode ser utilizada em áreas externas, inclusive em jardins e arredores de piscinas. Piso de madeira: onde aplicar o Cumaru?


Agora que já descobrimos que essa madeira é uma das mais resistente do mercado, podemos saber onde aplicar em nossa casa. Além disso, seu grande aspecto é a versatilidade, servindo tanto para:


O Deck de Cumaru é um dos decks mais usados no Brasil atualmente. Atrás apenas do Ipê Extra em resistência, é uma madeira de cor exuberante que encanta quem usa.

Madeira MUIRACATIARA

Uma das primeiras características da madeira Muiracatiara que chama a atenção de quem trabalha com esse material, é a sua resistência. Por ser uma madeira maciça, a sua durabilidade pode ultrapassar os milhares de anos! Por isso, ela se torna ideal para acrescentar em projetos tanto arquitetônicos quanto de móveis e artigos de decoração rústicos. Além disso, a sua resistência também engloba o fato de que é muito mais difícil a decorrência de acidentes com organismos, como fungos e cupins, que podem destruir o material e são o pesadelo de quem trabalha com madeiras em geral.

  • Coloração única

    Outro aspecto que chama muito a atenção de quem trabalha com essa espécie de madeira, é a sua coloração única e chamativa. Com padrões irregulares e impressões digitais únicas, ela mescla um tom avermelhado ou bege com faixas de marrom escuro, ou até mesmo preto, por isso mesmo ela é uma das queridinhas para quem gosta de uma peça rústica para agregar mais elegância aos ambientes.

  • Brilho natural

    Algumas espécies de madeira necessitam de um trabalho de finalização intenso para que tenha um aspecto mais brilhante e saudável. No caso da madeira muiracatiara isso já é natural da própria espécie, por isso na maioria das vezes não é utilizado a lixa ou verniz para finalizar as peças confeccionadas a partir dela.

  • Alta densidade

    Uma madeira com alta densidade como a madeira muiracatiara garante que conforme você utilize peças ou espaços confeccionados com ela, ela não terá nenhuma deformidade com a ação do tempo, o que faz de seu custo-benefício ainda mais interessante para quem está pensando em investir em madeira Muiracatiara, tanto para construção civil quanto para móveis e artigos de casa.


    A Madeira Muiracatiara tem uma beleza exótica causada pelas manchas em sua estrutura. Essa Madeira ai quase toda para outros países e é conhecida lá fora como Tigerwood. Venha na Madeireira Vitória Conhecê-la.

Madeira CAMBARÁ

O cambará é um tipo de madeira que, nos tempos atuais é muito utilizada na confecção de telhados e coberturas de casas e prédios. Possui cerne e alburno distintos pela cor, cerne castanho-avermelhado claro ou escuro, com manchas castanhas mais escuras devido ao de óleo-resina, alburno castanho-pálido, brilho ausente, cheiro e gosto imperceptíveis, densidade média, dura ao corte, grã direita a revessa, textura grossa, aspecto fibroso.


A madeira cambará é moderadamente dura ao corte, com ferramentas manuais ou mecânicas. Apresenta um bom acabamento, boa colagem e é fácil de tornear, porém com tendência para apresentar superfície felpuda. Apresenta resistência moderada ao ataque de cupins.


A madeira de cambará é fácil de ser trabalhada. Acabamento de regular a bom na plaina, torno e broca. É moderadamente fácil de serrar e aplainar, é fácil de pregar, parafusar e permite acabamento satisfatório.

Madeira TAUARI

O Tauari é uma madeira de cor clara e quem não conhece bem as suas características pode confundi-la com o pau-marfim, que apresenta a mesma coloração. Cada vez mais procurado pela indústria do mobiliário, o Tauari tem sido empregado também em diversos segmentos, como a construção civil ou de embalagens, geralmente na forma faqueada para o compensado ou de lâminas. Raramente o Tauari é usado como madeira maciça em móveis, devido às suas propriedades físicas.


O Tauari, cujo nome científico é Couratari guianensis, faz parte da espécie das Lecythidaceae. Árvore da região amazônica, de flores rosadas, é encontrada numa extensa área que abrange principalmente os estados do Pará, Amazonas, Acre e Rondônia, atingindo também o Maranhão e o Mato Grosso.


Conhecida pelos nomes imbirama, estopeiro, Tauari-amarelo e Toari, figura na lista das 22 espécies de madeiras alternativas cujo uso vem sendo incentivado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis, Ibama, para a fabricação de móveis, além de outros aproveitamentos.


Na verdade, o Tauari é uma madeira alternativa que hoje tem produção expressiva e merece a atenção de designers e fabricantes de móveis. Ela pode substituir com sucesso o Pau-marfim, uma espécie exaustivamente explorada no momento.

Madeira JATOBÁ

Apresenta tonalidade puxada para o vermelho rosado, excelente estética e acabamento impecável, vai deixar seu projeto muito agradável aos olhos humano.


De coloração marrom avermelhada, a madeira jatobá (conhecida como brazilian cherry wood no exterior) é muito querida pelos arquitetos e tem marcado presença há décadas em projetos sofisticados.


Para se ter uma ideia a Madeira Jatobá, juntamente com o Ypê, está entre as dez madeiras mais negociadas e valiosas de todo o mundo. Muito utilizada na fabricação de móveis de luxo, a espécie também é utilizada em portas e janelas, chão de tacos, tábuas de assoalhos, decks, vigas e outros elementos. Ficam em destaque principalmente seu acabamento impecável, a grande durabilidade e a tonalidade que vai do marrom avermelhado ao vermelho alaranjado.


Entre outras particularidades interessantes, podemos citar:

Gosto e odor imperceptíveis, densidade alta, o que confere resistência e boa qualidade de isolamento acústico à madeira jatobá, alta durabilidade e alta resistência, Madeira de trabalhabilidade relativamente simples. Por esse motivo, o material é utilizado em móveis com muitos detalhes.

Madeira ANGELIM PEDRA

A Madeira Angelim Pedra é aplicada principalmente no ramo da construção civil e confecção e móveis, e é ideal para os ambientes internos, que estão protegidos de intempéries e umidade. Seus principais usos são: FORROS, BATENTES PORTAS, JANELAS, MESAS e partes secundárias das estruturas, ripas. A Madeira Angelim é um material nobre e que quando aplicado ao forro pode proporcionar um visual rústico muito bonito. A Madeira Angelim é muito resistente, não quebra com facilidade e pode durar por muito tempo, perfeito para forros residenciais e batentes. Acabamento impecável ainda que forneça um aspecto mais rústico, o acabamento com a Madeira Angelim é impecável e muito bonito.


CARACTERÍSTICAS: cerne marrom-amarelado claro, diferente do alburno marrom-claro. Tem um acentuado aspecto fibroso na figura tangencial, devido à proeminência do parênquima axial, fibras e linhas vasculares, grã ondulada, textura áspera, sem brilho e sem odor característico.

Madeira CEDRINHO

O Cedrinho é um tipo de madeira ecologicamente correta, extraída de florestas manejadas, normalmente, são utilizados como TABEIRAS, SARRAFOS, TABUAS E outros fins. Esta madeira possui uma coloração avermelhada, e contribui por si só para um belo acabamento. Além disso, é macia para o corte, fácil de pregar, muito resistente em ambientes secos e permite um empenamento de alta durabilidade, ou seja, é o tipo de madeira ideal para oferecer as melhores peças.


O Cedrinho Aparelhado possui uma série de benefícios, isso porque conta com uma ótima qualidade, praticidade e melhor relação de custo-benefício. O sarrafo de Cedrinho pode ser utilizado para produção da estrutura de móveis e stands no geral, trabalhos de acabamento, peças de artesanato e brinquedos. O indicado é que as peças resultantes dessa madeira sejam para acabamento internos, em ambientes livres de umidade. Aplicar os imunizantes na madeira antes de fazer qualquer uso dela é fundamental, e para um melhor acabamento do produto, o mais indicado é realizar um lixamento por etapas, utilizando as lixas mais grossas e finas no decorrer do processo.

Madeira PINUS AUTOCLAVE

Por ser um material de construção versátil, a procura pelo pinus autoclavado é cada vez maior no Brasil. Popular nos Estados Unidos, por ser de reflorestamento e é uma opção leve, barata e multifuncional para a construção civil.


A pinus autoclave é uma madeira sustentável, com alta qualidade e durabilidade. Ela proporciona ainda um ótimo isolamento térmico e acústico. Bastante usada em decoração e paisagismo por permitir diversos tipos de acabamento, pode ser usada em construções rústicas, cercas, decks e assoalhos, ideal para quem busca uma madeira com menos densidade e mais porosidade.


O tratamento da madeira em autoclave é feito através de um sistema de vácuo e pressão. O tratamento permite impregnar profundamente a madeira com produtos, que garantem mais durabilidade e resistência. Desta forma, a madeira fica protegida contra o apodrecimento, e agentes biológicos como fungos e insetos.


Esse tipo de madeira é positivo ao meio ambiente, leve, com ótimo preço e você não terá problemas com os cupins.

Madeira ITAUBA

A madeira Itaúba é uma das espécies mais utilizadas quando o assunto é porta, janela, piso, deck, móvel ou qualquer outra coisa que se encaixe na construção civil. Isso porque as suas características são altamente favoráveis, além disso, suas questões estéticas também atraem muito a atenção do público dos arquitetos e designs de interiores também.


Esta espécie tem uma madeira dura e pesada, ou seja, sua densidade é relativamente alta. A trabalhabilidade é um pouco difícil por conta da característica anterior, no entanto, é possível fazer bons acabamentos quando manuseada por bons marceneiros.


Sua textura é média e uniforme, o que agrega valores estéticos à madeira; Possui alta resistência mecânica; Tem alta durabilidade (quesito fundamental em peças feitas em madeira); No começo do tratamento apresenta tonalidades mais amareladas, mas com o passar do tempo se torna castanho escuro; A superfície da madeira pode ser levemente irregular, mas continua lisa ao tato;


Possui leves propriedades organolépticas, tendo um cheiro suave e até mesmo agradável; Os poros são visíveis. Um ponto que merece destaque em relação à madeira Itaúba é sua resistência. Não no sentido de resistência mecânica, mas, sim, aos agentes externos. A madeira é um produto vegetal e, por isso, é um material mais delicado quando comparado com outros (como o metal, por exemplo). É muito comum as peças de madeira serem afetadas por fungos, cupins e outros organismos que a fazem apodrecer. Principais usos dessa madeira é para parte externa DECK, PERGOLADO, ASSOALHOS, TELHADOS por se tratar de uma madeira muito resistente ao tempo.


Madeira OTICICA

A madeira Oticica assemelha-se com a Itauba, é muito encontrada na região Amazônia, Mata Atlântica, Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rondônia.


CARACTERÍSTICAS GERAIS: cerne e alburno distintos pela cor, cerne amarelo quando recém cortado escurecendo para castanho-amarelado, alburno branco-amarelado; brilho moderado; cheiro e gosto imperceptíveis; densidade média; moderadamente dura ao corte; grã direita ou entrecruzada; textura média.


Trabalhabilidade: moderadamente difícil de serrar. É fácil de aplainar, furar e pregar. Recebe bom acabamento, A presença da grã entrecruzada requer ferramentas bem afiadas para se obter uma superfície bem-acabada


Principais usos na construção civil: Deck, assoalhos, telhados, rodapés, forros, ripas, móveis decorativos, instrumentos musicais, cabos de ferramentas.

Madeira CUPIUBA

A madeira Cupiúba é bastante conhecida como peroba do norte, principalmente na região do estado do Mato Grosso. No Maranhão é conhecida por cachaceiro. Características da Cupiúba Madeira pesada, dura e sem presença de nós, cor castanho-avermelhada (tanto no cerne quanto no alburno), superfície sem brilho, boa trabalhabilidade com ferramentas manuais e com máquinas (fácil de serrar, aplainar, tornear, colar e parafusar), apresenta bom acabamento (tinta, verniz, polimento, emassamento), alta resistência a fungos e cupins

  • Principais usos: telhados, deck, assolhos, estruturas

    A Cupiúba foi introduzida no mercado como uma opção para substituir a peroba-rosa, uma madeira de lei difícil de ser encontrada para uso comercial. A Cupiúba é ainda uma ótima madeira para quem procura reduzir custos. Como é bastante durável e apresenta boa resistência, ela é muito utilizada na construção civil. Na estrutura externa em pontes, mourões, etc. Mas também em vigas, ripas, caibros, degraus, assoalhos e telhados.

  • Tipos de telhas que trabalhamos:

    - Telha de fibrocimento (Brasilit)


    - Telha Onduline


    - Telha de Cerâmica resinada (barro)


    - Telha de Concreto


    - Telha Colonial de PVC


    - Telha Leitosa (polipropileno)


    - Telha Ecológica Tetrapak


    - Telha (vidro e plástica transparente)


    - Telha de Policarbonato


    Policarbonato é um termoplástico que combina um alto nível de propriedades mecânicas, ópticas e térmicas. A versatilidade deste material o torna adequado para diversas aplicações.


    Características:


    Resistente ao impactos " O aço dos plásticos"


    Maior transparência no mercado brasileiro


    Proteção anti-mofo e anti-fungos


    Permite a passagem de luz, mas não dos raios UV (prejudiciais a saúde)


    Espessura de 0,5mm a 0,9mm


    Superfície lisa em ambos os lados.


    Dimensão compatíveis com telha de fibrocimento do mercado.