Tipos de Madeira

Madeira GARAPEIRA

Essa madeira apresenta tonalidade clara e alta durabilidade conhecida por sua coloração que varia entre bege e castanho-amarelado, a madeira Garapeira apresenta boa resistência à fungos apodrecedores, entretanto é uma ótima opção de madeira pois possuí alta resistência ao cupim e pragas.

Possui uma superfície lustrosa e lisa, sem odor e com densidade e textura médias. Madeira de cerne variando do bege-amarelado ou amarelo levemente rosado, até o róseo-acastanhado, uniforme. Na construção civil, a madeira garapeira, é utilizada como vigas, caibros, ripas, tábuas, Decks, assoalhos e tacos, batentes de porta e também em barris de cerveja e cabos de ferramentas, além de construções navais, como estruturas. Em alguns casos pode ser utilizada em portas. Venha conhecê-lo na Madeireira Vitória.

Madeira GARAPEIRA

Madeira YPÊ

O Ypê é considerado uma das madeiras mais nobre do mundo, é usada em projetos que exigem alta resistência e durabilidade. Esse é o material é a madeira mais resistente do Brasil para construção de Decks, em ambientes externos e até mesmo em pequenos detalhes decorativos. Pontes, esquadrias, pisos, escadas, móveis, peças, instrumentos musicais, etc.

Compre Ypê na melhor madeireira de SP. O Ypê é a melhor madeira que existe e temos o melhor preço do Brasil.

Madeira YPÊ

Madeira CUMARU

Além de suas vantagens estéticas, a Madeira Cumaru também é considerada uma das mais duras, pesadas e resistentes aos ataques de fungos e cupins. Por ser impermeável, pode ser utilizada em áreas externas, inclusive em jardins e arredores de piscinas. Piso de madeira: onde aplicar o Cumaru?

Agora que já descobrimos que essa madeira é uma das mais resistente do mercado, podemos saber onde aplicar em nossa casa. Além disso, seu grande aspecto é a versatilidade, servindo tanto para:

O Deck de Cumaru é um dos decks mais usados no Brasil atualmente. Atrás apenas do Ipê Extra em resistência, é uma madeira de cor exuberante que encanta quem usa.

Madeira CUMARU

Madeira MUIRACATIARA

Uma das primeiras características da madeira Muiracatiara que chama a atenção de quem trabalha com esse material, é a sua resistência. Por ser uma madeira maciça, a sua durabilidade pode ultrapassar os milhares de anos! Por isso, ela se torna ideal para acrescentar em projetos tanto arquitetônicos quanto de móveis e artigos de decoração rústicos. Além disso, a sua resistência também engloba o fato de que é muito mais difícil a decorrência de acidentes com organismos, como fungos e cupins, que podem destruir o material e são o pesadelo de quem trabalha com madeiras em geral.

Coloração única
Outro aspecto que chama muito a atenção de quem trabalha com essa espécie de madeira, é a sua coloração única e chamativa. Com padrões irregulares e impressões digitais únicas, ela mescla um tom avermelhado ou bege com faixas de marrom escuro, ou até mesmo preto, por isso mesmo ela é uma das queridinhas para quem gosta de uma peça rústica para agregar mais elegância aos ambientes.

Brilho natural
Algumas espécies de madeira necessitam de um trabalho de finalização intenso para que tenha um aspecto mais brilhante e saudável. No caso da madeira muiracatiara isso já é natural da própria espécie, por isso na maioria das vezes não é utilizado a lixa ou verniz para finalizar as peças confeccionadas a partir dela.

Alta densidade
Uma madeira com alta densidade como a madeira muiracatiara garante que conforme você utilize peças ou espaços confeccionados com ela, ela não terá nenhuma deformidade com a ação do tempo, o que faz de seu custo-benefício ainda mais interessante para quem está pensando em investir em madeira Muiracatiara, tanto para construção civil quanto para móveis e artigos de casa.

A Madeira Muiracatiara tem uma beleza exótica causada pelas manchas em sua estrutura. Essa Madeira ai quase toda para outros países e é conhecida lá fora como Tigerwood. Venha na Madeireira Vitória Conhecê-la.

Madeira MUIRACATIARA

Madeira CAMBARÁ

O cambará é um tipo de madeira que, nos tempos atuais é muito utilizada na confecção de telhados e coberturas de casas e prédios. Possui cerne e alburno distintos pela cor, cerne castanho-avermelhado claro ou escuro, com manchas castanhas mais escuras devido ao de óleo-resina, alburno castanho-pálido, brilho ausente, cheiro e gosto imperceptíveis, densidade média, dura ao corte, grã direita a revessa, textura grossa, aspecto fibroso.

A madeira cambará é moderadamente dura ao corte, com ferramentas manuais ou mecânicas. Apresenta um bom acabamento, boa colagem e é fácil de tornear, porém com tendência para apresentar superfície felpuda. Apresenta resistência moderada ao ataque de cupins.

A madeira de cambará é fácil de ser trabalhada. Acabamento de regular a bom na plaina, torno e broca. É moderadamente fácil de serrar e aplainar, é fácil de pregar, parafusar e permite acabamento satisfatório.

Madeira CAMBARÁ

Madeira TAUARI

O Tauari é uma madeira de cor clara e quem não conhece bem as suas características pode confundi-la com o pau-marfim, que apresenta a mesma coloração. Cada vez mais procurado pela indústria do mobiliário, o Tauari tem sido empregado também em diversos segmentos, como a construção civil ou de embalagens, geralmente na forma faqueada para o compensado ou de lâminas. Raramente o Tauari é usado como madeira maciça em móveis, devido às suas propriedades físicas.

O Tauari, cujo nome científico é Couratari guianensis, faz parte da espécie das Lecythidaceae. Árvore da região amazônica, de flores rosadas, é encontrada numa extensa área que abrange principalmente os estados do Pará, Amazonas, Acre e Rondônia, atingindo também o Maranhão e o Mato Grosso.

Conhecida pelos nomes imbirama, estopeiro, Tauari-amarelo e Toari, figura na lista das 22 espécies de madeiras alternativas cujo uso vem sendo incentivado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis, Ibama, para a fabricação de móveis, além de outros aproveitamentos.

Na verdade, o Tauari é uma madeira alternativa que hoje tem produção expressiva e merece a atenção de designers e fabricantes de móveis. Ela pode substituir com sucesso o Pau-marfim, uma espécie exaustivamente explorada no momento.

Madeira TAUARI

Madeira JATOBÁ

Apresenta tonalidade puxada para o vermelho rosado, excelente estética e acabamento impecável, vai deixar seu projeto muito agradável aos olhos humano.

De coloração marrom avermelhada, a madeira jatobá (conhecida como brazilian cherry wood no exterior) é muito querida pelos arquitetos e tem marcado presença há décadas em projetos sofisticados.

Para se ter uma ideia a Madeira Jatobá, juntamente com o Ypê, está entre as dez madeiras mais negociadas e valiosas de todo o mundo. Muito utilizada na fabricação de móveis de luxo, a espécie também é utilizada em portas e janelas, chão de tacos, tábuas de assoalhos, decks, vigas e outros elementos. Ficam em destaque principalmente seu acabamento impecável, a grande durabilidade e a tonalidade que vai do marrom avermelhado ao vermelho alaranjado.

Entre outras particularidades interessantes, podemos citar:
Gosto e odor imperceptíveis, densidade alta, o que confere resistência e boa qualidade de isolamento acústico à madeira jatobá, alta durabilidade e alta resistência, Madeira de trabalhabilidade relativamente simples. Por esse motivo, o material é utilizado em móveis com muitos detalhes.

Madeira JATOBÁ

Madeira ANGELIM PEDRA

A Madeira Angelim Pedra é aplicada principalmente no ramo da construção civil e confecção e móveis, e é ideal para os ambientes internos, que estão protegidos de intempéries e umidade. Seus principais usos são: FORROS, BATENTES PORTAS, JANELAS, MESAS e partes secundárias das estruturas, ripas. A Madeira Angelim é um material nobre e que quando aplicado ao forro pode proporcionar um visual rústico muito bonito. A Madeira Angelim é muito resistente, não quebra com facilidade e pode durar por muito tempo, perfeito para forros residenciais e batentes. Acabamento impecável ainda que forneça um aspecto mais rústico, o acabamento com a Madeira Angelim é impecável e muito bonito.

CARACTERÍSTICAS: cerne marrom-amarelado claro, diferente do alburno marrom-claro. Tem um acentuado aspecto fibroso na figura tangencial, devido à proeminência do parênquima axial, fibras e linhas vasculares, grã ondulada, textura áspera, sem brilho e sem odor característico.

Madeira ANGELIM PEDRA

Madeira CEDRINHO

O Cedrinho é um tipo de madeira ecologicamente correta, extraída de florestas manejadas, normalmente, são utilizados como TABEIRAS, SARRAFOS, TABUAS E outros fins. Esta madeira possui uma coloração avermelhada, e contribui por si só para um belo acabamento. Além disso, é macia para o corte, fácil de pregar, muito resistente em ambientes secos e permite um empenamento de alta durabilidade, ou seja, é o tipo de madeira ideal para oferecer as melhores peças.

O Cedrinho Aparelhado possui uma série de benefícios, isso porque conta com uma ótima qualidade, praticidade e melhor relação de custo-benefício. O sarrafo de Cedrinho pode ser utilizado para produção da estrutura de móveis e stands no geral, trabalhos de acabamento, peças de artesanato e brinquedos. O indicado é que as peças resultantes dessa madeira sejam para acabamento internos, em ambientes livres de umidade. Aplicar os imunizantes na madeira antes de fazer qualquer uso dela é fundamental, e para um melhor acabamento do produto, o mais indicado é realizar um lixamento por etapas, utilizando as lixas mais grossas e finas no decorrer do processo.

Madeira CEDRINHO

Madeira PINUS AUTOCLAVE

Por ser um material de construção versátil, a procura pelo pinus autoclavado é cada vez maior no Brasil.

Popular nos Estados Unidos, por ser de reflorestamento e é uma opção leve, barata e multifuncional para a construção civil.

A pinus autoclave é uma madeira sustentável, com alta qualidade e durabilidade. Ela proporciona ainda um ótimo isolamento térmico e acústico.

Bastante usada em decoração e paisagismo por permitir diversos tipos de acabamento, pode ser usada em construções rústicas, cercas, decks e assoalhos, ideal para quem busca uma madeira com menos densidade e mais porosidade.

O tratamento da madeira em autoclave é feito através de um sistema de vácuo e pressão. O tratamento permite impregnar profundamente a madeira com produtos, que garantem mais durabilidade e resistência. Desta forma, a madeira fica protegida contra o apodrecimento, e agentes biológicos como fungos e insetos.

Esse tipo de madeira é positivo ao meio ambiente, leve, com ótimo preço e você não terá problemas com os cupins.

Madeira PINUS AUTOCLAVE

Madeira ITAUBA

A madeira Itaúba é uma das espécies mais utilizadas quando o assunto é porta, janela, piso, deck, móvel ou qualquer outra coisa que se encaixe na construção civil. Isso porque as suas características são altamente favoráveis, além disso, suas questões estéticas também atraem muito a atenção do público dos arquitetos e designs de interiores também.

Esta espécie tem uma madeira dura e pesada, ou seja, sua densidade é relativamente alta.

A trabalhabilidade é um pouco difícil por conta da característica anterior, no entanto, é possível fazer bons acabamentos quando manuseada por bons marceneiros.

Sua textura é média e uniforme, o que agrega valores estéticos à madeira;

Possui alta resistência mecânica;

Tem alta durabilidade (quesito fundamental em peças feitas em madeira);

No começo do tratamento apresenta tonalidades mais amareladas, mas com o passar do tempo se torna castanho escuro;

A superfície da madeira pode ser levemente irregular, mas continua lisa ao tato;

Possui leves propriedades organolépticas, tendo um cheiro suave e até mesmo agradável;

Os poros são visíveis.

Um ponto que merece destaque em relação à madeira Itaúba é sua resistência. Não no sentido de resistência mecânica, mas, sim, aos agentes externos.

A madeira é um produto vegetal e, por isso, é um material mais delicado quando comparado com outros (como o metal, por exemplo). É muito comum as peças de madeira serem afetadas por fungos, cupins e outros organismos que a fazem apodrecer.

Principais usos dessa madeira é para parte externa DECK, PERGOLADO, ASSOALHOS, TELHADOS por se tratar de uma madeira muito resistente ao tempo.

Madeira ITAUBA

Madeira OTICICA

A madeira Oticica assemelha-se com a Itauba, é muito encontrada na região Amazônia, Mata Atlântica, Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rondônia.

CARACTERÍSTICAS GERAIS: cerne e alburno distintos pela cor, cerne amarelo quando recém cortado escurecendo para castanho-amarelado, alburno branco-amarelado; brilho moderado; cheiro e gosto imperceptíveis; densidade média; moderadamente dura ao corte; grã direita ou entrecruzada; textura média.

Trabalhabilidade: moderadamente difícil de serrar. É fácil de aplainar, furar e pregar. Recebe bom acabamento, A presença da grã entrecruzada requer ferramentas bem afiadas para se obter uma superfície bem-acabada

Principais usos na construção civil: Deck, assoalhos, telhados, rodapés, forros, ripas, móveis decorativos, instrumentos musicais, cabos de ferramentas.

Madeira OTICICA

Madeira CUPIUBA

A madeira Cupiúba é bastante conhecida como peroba do norte, principalmente na região do estado do Mato Grosso. No Maranhão é conhecida por cachaceiro. Características da Cupiúba Madeira pesada, dura e sem presença de nós, cor castanho-avermelhada (tanto no cerne quanto no alburno), superfície sem brilho, boa trabalhabilidade com ferramentas manuais e com máquinas (fácil de serrar, aplainar, tornear, colar e parafusar), apresenta bom acabamento (tinta, verniz, polimento, emassamento), alta resistência a fungos e cupins

PRINCIPAIS USOS: TELHADOS, DECK, ASSOLHOS, ESTRUTURAS

A Cupiúba foi introduzida no mercado como uma opção para substituir a peroba-rosa, uma madeira de lei difícil de ser encontrada para uso comercial. A Cupiúba é ainda uma ótima madeira para quem procura reduzir custos.

Como é bastante durável e apresenta boa resistência, ela é muito utilizada na construção civil. Na estrutura externa em pontes, mourões, etc. Mas também em vigas, ripas, caibros, degraus, assoalhos e telhados.

Tipos de telhas que trabalhamos:
- Telha de fibrocimento (Brasilit)
- Telha Onduline
- Telha de Cerâmica resinada (barro)
- Telha de Concreto
- Telha Colonial de PVC
- Telha Leitosa (polipropileno)
- Telha Ecológica Tetrapak
- Telha (vidro e plástica transparente)
- Telha de Policarbonato

Policarbonato é um termoplástico que combina um alto nível de propriedades mecânicas, ópticas e térmicas. A versatilidade deste material o torna adequado para diversas aplicações.

Características:
Resistente ao impactos " O aço dos plásticos"
Maior transparência no mercado brasileiro
Proteção anti-mofo e anti-fungos
Permite a passagem de luz, mas não dos raios UV (prejudiciais a saúde)
Espessura de 0,5mm a 0,9mm

Superfície lisa em ambos os lados.
Dimensão compatíveis com telha de fibrocimento do mercado.

Madeira CUPIUBA

Conheça todos os nossos produtos e serviços.